Correlação entre Doenças Bucais e outras Enfermidades

Publicado em 22/12/2017

Image Quando você vai ao médico, seja clínico ou especialista, você é encaminhado para complementar seu diagnóstico junto ao cirurgião dentista?

Foi pensando nisso que resolvi escrever sobre esse assunto.

Sabe-se que a cavidade bucal apresenta uma diversidade e quantidade elevada de microrganismos, fungos e bactérias. Quando ocorre um desequilíbrio entre esses dois fatores mencionados, o nosso organismo responde com processos de inflamação e infecção. Doenças inflamatórias nas gengivas e lesões de cárie dentária são as mais comuns. No entanto, mononucleose (doença do beijo), câncer de boca e herpes zoster são patologias graves e preocupantes.

No Brasil, o curso de graduação em Odontologia tem duração de 5 anos, diferente de outros países que é cursado em menos tempo, sendo que faz parte do Curso de Medicina. Cada vez mais temos profissionais que enxergam seus pacientes como um todo, buscando interagir com as diversas especialidades do setor da saúde, desde fisioterapeutas, para o tratamento de disfunção articular da mandíbula, ao cardiologista. Muitos estudos e pesquisas já comprovaram a correlação entre a saúde bucal e a saúde geral.

A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune onde ocorre no organismo um aumento no processo de regulação da função de proteínas, a citrunilação, liberando anticorpos para combater esse processo, o que gera inflamação e dor nas articulações. Já se constatou que as bactérias Aggregatibacter Actinomycetemcomitans presentes nas doenças inflamatórias das gengivas (gengivite e periodontite) também estimulam a dor dos pacientes portadores de Artrite.

Os pacientes diabéticos e cardiopatas apresentam maior propensão a desenvolver inflamação gengival, estando mais suscetíveis à portabilidade dessas bactérias pela corrente sanguínea. Coração, pulmão e cérebro podem ser acometidos a qualquer momento por doenças bucais mesmo quando silenciosas. Endocardite Bacteriana é uma doença por demais conhecida que acomete o coração pela instalação destas bactérias originadas da cavidade bucal e comumente leva ao óbito do indivíduo. Ao cérebro poderá chegar também bactérias provenientes de uma sinusite bacteriana, muitas vezes provocada por um canal da raiz dentária infectado.

Os fatores mencionados acima corroboram para reforçar que, quando fizerem o checkup médico, procurem realizar também o odontológico, assim como os tratamentos propostos antes de qualquer intervenção cirúrgica, reduzindo as chances de septicemia e/ou infecção hospitalar.


Cintia Muniz Couto (CRORS 13651) é Especialista em Endodontia e responsável técnica pela Odontologia do Gente Clube Vida com Saúde.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Gente Seguradora
Rua Mal. Floriano Peixoto, 450
Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90020-061
Fone: 51 3023 8888
www.genteseguradora.com.br
Gente Maimônides Day Hospital
Av. Carlos Gomes, 350
Boa Vista - Porto Alegre/RS
CEP: 90480-000
Fone: 51 3023 8888
www.maimonides.com.br
Gente Centro Médico Integrado
Rua Mal. Floriano Peixoto, 450
Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90020-061
Fone: 51 3023 8888
www.gentesaude.com.br
Gente Maimônides Medical Center
Av. 9 de Julho, 4312
Jd. Paulista - São Paulo/SP
CEP 01406-100
Fone: 11 3894 3477
www.maimonides.com.br