O que é ser médico?

Publicado em 18/10/2017

Image Essa foi uma das perguntas que mais tive dificuldade para responder, até que me dei conta que ser médico é basicamente responder perguntas difíceis. Nós estudamos exatamente para termos as melhores respostas para as dúvidas e preocupações de nossos pacientes.

O médico é uma pessoa igual a qualquer outra, mas que dedicou sua vida ao estudo da vida. Somos tão complexos, que algumas vezes precisamos da ajuda de médicos para sobreviver e confiamos nossas vidas em suas mãos. Os médicos sabem dessa responsabilidade que assumiram e lembram do juramento que fizeram ao se formarem na Faculdade de Medicina. Nunca vou me esquecer da alegria pela responsabilidade que estava assumindo no dia da minha formatura da universidade.

Os médicos estão constantemente buscando atingir a excelência. Muitos se dedicam a estudar mais alguma parte do corpo ou da alma, a ponto de se tornarem especialistas nisso. Quanto mais conhecimento tivermos, melhor vamos poder responder as dúvidas dos nossos pacientes. As perguntas são muitas vezes sobre qual a melhor forma de prevenir alguma doença ou de se recuperar de alguma doença do corpo ou da alma. Outras vezes nossos pacientes querem “enganar” o tempo para obter uma aparência mais jovem. Algumas vezes precisamos encontrar respostas para perguntas sem respostas.

Nós médicos sabemos que somos necessários e somos gratos pela oportunidade de ajudar os outros. Por vezes, precisamos da ajuda de uma equipe (enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticas, médicos...). Ter o conhecimento e a experiência para liderar essa equipe é a responsabilidade do médico. Se espera e se exige isso dele.

Reconhecemos que a vida humana é o que há de mais valioso no mundo. Ser médico é viver o que há de mais valioso no mundo sabendo de seus riscos e ajudando os outros a viverem melhor. Nossa maior satisfação é o bem estar dos nossos pacientes.

Gostaria de felicitar todos os meus colegas pelo dia do médico e agradecer a todos os meus pacientes pela oportunidade de conhecê-los.


Dr. Daniel Fiterman Molinari é Médico Emergencista do Gente Clube Vida com Saúde.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais